domingo, 26 de outubro de 2008

Mauricio de Sousa: o querido pai da Mônica e um excelente animador






Quem acha que no Brasil não existem animações de qualidade, está muito enganado.



O famoso Mauricio de Sousa, o pai da Mônica e da turma, já faz algum tempo que vem promovendo vários projetos de animações aqui no Brasil, como o filme lançado recentemente nos cinemas “Uma aventura no tempo”. Mas quando começou os seus projetos para “animar” a turminha? Vamos voltar um pouco na história do Mauricio...
Quando os seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países, surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Mas chegou a década de 80 e a invasão dos desenhos animados japoneses, e Mauricio ainda não tinha desenhos para televisão. E perdeu mercados.
Resolveu enfrentar o desafio e abriu um estúdio de animação a Black & White com mais de 70 artistas realizando 8 longas-metragens. Estava se preparando para a volta aos mercados perdidos, mas não contava com as dificuldades políticas e econômicas do país. A inflação impedia projetos a longo prazo (como têm que ser as produções de filmes sofisticados como as animações), a bilheteria sem controle dos cinemas que fazia evaporar quase 100% da receita, e o pior: a lei de reserva de mercado da informática, que nos impedia o acesso à tecnologia de ponta necessária para a animação moderna.
Mauricio, então, parou com o desenho animado e concentrou-se somente nas histórias em quadrinhos e seu merchandising, até que a situação se normalizasse. O que está ocorrendo agora.
Conseqüentemente, voltam os planos de animação e outros projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário